A gestão financeira da oficina não é menos importante que o setor de produção. De forma simples controle comissões, pagamento de contas e recebimentos de cliente para que você tenha no final relatórios que mostrarão a saúde de sua empresa.
CONTAS A PAGAR E RECEBER
- Contas a pagar por dia
- Integração com entrada de mercadorias
- Contas a pagar por fornecedor
- Integração com comissões de funcionários
- Contas com limites por categoria
- Integração com caixa do PDV
CONCILIAÇÃO BANCÁRIA
A conciliação é a comparação do saldo de uma conta bancária de movimento com o extrato do banco de maneira que se possa ter certeza quanto ao saldo em análise, em determinada data.
Realiza-se a composição do saldo, analisando-se os lançamentos não realizados (tanto pelo banco no extrato, quanto pelos lançados no sistema ou divergentes e cheques não compensados). Com base nesta primeira conciliação bancária, realiza-se (se for o caso) os lançamentos complementares ou estornos.
FLUXO DE CAIXA
É uma ferramenta que controla as entradas e saídas de recursos financeiros de sua empresa, em um período determinado. O fluxo de caixa facilita a gestão financeira no sentido de saber exatamente qual o valor a pagar com as obrigações assumidas, quais os valores a receber e qual será o saldo disponível naquele momento.
Ao analisar o fluxo de caixa, caso o saldo seja negativo, significa que a empresa tem gastos a mais, neste caso, o gestor deve rever os gastos para conseguir aumentar a entrada de dinheiro. Por outro lado, saldo positivo indica que a empresa está conseguindo pagar as suas obrigações e ter disponibilidade financeira.
O fluxo de caixa é um recurso fundamental para os gestores saberem com precisão qual a situação financeira da empresa e, com base no resultado, tomar atitudes.
PLANO DE CONTAS
Trata-se do relacionamento das despesas e receitas de uma empresa para facilitar a interpretação de balanços e demonstrativos, cumprir metas e controlar por categoria. Nosso plano é simplificado e permite alterações de acordo com as necessidades.
D.R.E.
Relatório considerado o mais importante dentro de uma empresa. Com o Demonstrativo de Resultados do Exercício se visualiza o ponto de equilíbrio (faturamento necessário para que a empresa consiga cobrir os custos) e também o resultado operacional.
Estrutura básica do relatório:
Faturamento: venda de serviços, peças e terceiros
Custos variáveis: custos diretos com insumos, comissões, funcionários e impostos
Lucro bruto: faturamento menos custos variáveis
Custos fixos: custos indiretos como aluguel, água, energia elétrica, etc
Lucro líquido: lucro bruto menos custos fixos